Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

No que tange à comunicação com os diversos setores (executivo, administrativo e operacionais) de uma organização, os departamentos de Recursos Humanos - RH e Relações Públicas - RPs atuam,

a) de forma independente, com atuação secular e planejamentos estratégicos diversos.
b) hierarquicamente, tendo as RPs subordinadas ao departamento de RH.
c) hierarquicamente, tendo o departamento de RH subordinado ao de Comunicação.
d) de forma independente, tendo as RPs como apoio ao RH para estabelecimento de relações harmoniosas entre os setores.
e) hierarquicamente, com a terceirização completa do departamento de comunicação subordinado ao setor de RH.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Considere as seguintes informações de um órgão ou entidades integrantes da Administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo (incluindo Cortes de Contas), Judiciário e do Ministério Público:

I. Registro de competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;
II. Registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;
III. Registros das despesas;
IV. Informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;
V. Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e
VI. Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Estas informações devem ser disponibilizadas ao cidadão

a) mediante requerimento.
b) independente de requerimento, na sede do órgão ou entidade.
c) mediante requerimento, com a garantia de que o cidadão não a divulgará a terceiros.
d) independente de requerimento, com a garantia de que o cidadão não a divulgará a terceiros.
e) independente de requerimentos, em local de fácil acesso.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

A comunicação pública se refere ao fluxo de informações e de interações entre agentes públicos e atores sociais. Nesse sentido, em atendimento ao interesse público, ela ocorre,

a) de forma restrita na relação entre entidades governamentais e cidadãos.
b) de forma parcialmente restrita entre entidades governamentais e cidadãos.
c) em um composto por entidades governamentais, privadas, do terceiro setor, representativas, imprensa e o cidadão.
d) apenas entre entidades governamentais, com participação esporádica do cidadão recebedor de serviços específicos.
e) no universo restrito entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, suas instâncias de escalões inferiores e o cidadão,

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O ambientalismo apresenta novos padrões sociais, os quais precisam ser entendidos para que a ecopropaganda seja eficaz, já que tanto as empresas como os governos e entidades ambientais só terão êxito na formulação de ideias em comunicação se conhecerem as pessoas e atenderem a suas necessidades, respeitando seus valores. Não se pode ignorar a força das crenças, ideias, hábitos e valores, caso contrário a resistência de pessoas ou grupos poderá determinar o fracasso de qualquer ação empreendedora.

(GIACOMINI FILHO, Gino. O consumidor e sua inserção ecológica. In: Ecopropaganda. São Paulo; Senac, 2004. p. 63)

Para realizar uma comunicação no sentido de promover preceitos ambientais, como a responsabilidade social, o consumo sustentável, e as relações da instituição com a comunidade, é necessário dar atenção a duas figuras da sociedade que podem ser encarnadas pelos mesmos indivíduos, a saber, o

a) cidadão e o consumidor.
b) comprador e o eleitor.
c) político e o cidadão.
d) comprador e o vendedor.
e) produtor e o reciclador.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa quantitativa é,

a) o intervalo de confiança.
b) a definição do problema.
c) a composição da amostragem.
d) o formato do questionário.
e) os objetivos do levantamento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional.

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.
II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.
III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto.
IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II e III.
e) I e IV,

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O planejamento de comunicação institucional tem caráter essencialmente,

a) interno.
b) externo.
c) local.
d) tático.
e) estratégico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Os públicos de uma organização são definidos como internos, externos e mistos, com referências em áreas como a sociologia, psicologia social e até em ciências militares. Segundo Fabio França, autor de Públicos - Como identifica- los em nova visão estratégica - Business Relationship, na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva da organização e do seu negócio, os públicos podem ser definidos como,

a) primários, formados pelos colaboradores, secundários, do qual fazem parte os clientes e fornecedores de itens essenciais à produção, e de apoio, formado pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
b) essenciais, dos quais a organização depende, e não essenciais, que não participam das atividades fim, e de redes de interferência, que podem exercer influências no desempenho da organização.
c) principais, que são os consumidores de produtos e serviços, secundários, que são a comunidade ao redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
d) constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados, variáveis, que são os membros de instituições integrantes de projetos esporádicos, e circulantes, que são contatados sazonalmente.
e) nucleares, ou os clientes da organização, periféricos, que são os acionados em situações específicas, e semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores de serviços para a organização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

De acordo com Margarida Kunsch em As interfaces das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Brasil, (portal-rp.com.br), as Relações Públicas no Brasil são entendidas de duas formas:

I. Parte integrante da macroárea da comunicação organizacional, ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração, entre outras subáreas possíveis que devem interagir com vistas à construção do conceito institucional para a organização.
II. Vinculação das Relações Públicas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão.

A tendência que se configura atualmente é no sentido de as Relações Públicas serem

a) organizadoras de campanhas voltadas ao incremento direto de vendas.
b) compradoras de espaço para divulgação das qualidades positivas dos produtos e serviços de uma empresa.
c) elaboradoras das políticas internas de relacionamento entre colaboradores.
d) gerenciadoras da comunicação nas organizações.
e) tomadoras de decisão no que se refere ao core business da organização,

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce por geração espontânea. É provável que muito dessa opinião chamada pública seja construída pelos veículos de comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao profissional responsável por essa seleção e a essa situação hipotética da-se o nome, respectivamente, de,

a) gatekeeper e agenda setting.
b) gatekeeper e Consenso de Washington.
c) copydesk e Consenso de Washington.
d) copydesk e agenda setting.
e) gatekeeper e agenda Washington.

A resposta correta é:

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