Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Para Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando a

a) informação a ser ensinada for trabalhada interdisciplinarmente de forma planejada por todos professores.
b) nova informação fixar-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende.
c) nova informação é armazenada de forma aleatória pelo aluno.
d) informação é adquirida de forma lúdica e mnemônica.
e) informação ensinada já tenha sido apresentada e/ou discutida anteriormente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

No que se refere ao direito à alfabetização, existe um longo caminho a percorrer: organismos das Nações Unidas estimam que há ainda cerca de 100 milhões de crianças e adolescentes que não têm acesso a escolas e 771 milhões de jovens e adultos, em todo o mundo, analfabetos. Estes dados

a) comprovam a desqualificação dos sistemas de ensino público dos países em desenvolvimento.
b) evidenciam a falta de compromisso político dos professores das várias redes de ensino público no país.
c) configuram, à luz da visão universalista e das instituições internacionais de justiça, violação dos direi tos humanos.
d) internacionais caracterizam a visão economicista da educação, que se preocupa fundamentalmente com a educação profissional.
e) indicam que os cursos de formação de professores não apresentam qualidade de ensino na preparação de seu alunado para a profissão do magistério.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Considere as asserções abaixo.

I. A maioria dos jovens e adultos pouco escolarizados se responsabiliza individualmente por não saber ler e escrever. PORQUE
II. Os jovens ou adultos analfabetos ignoram como se dá o processo de exclusão social na sociedade brasileira.

É correto afirmar que

a) a primeira e a segunda afirmações são verdadeiras.
b) a primeira e a segunda afirmações são falsas.
c) a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
d) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
e) as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Ao falarmos em sujeitos socioculturais, diversidade ética e cultural e escola, estamos dando visibilidade ao fato de que professores, alunos e pais vivenciam diferentes processos na sua relação com o mundo do trabalho, nas relações sociais e no ambiente escolar. Levar em conta a ação dos sujeitos socioculturais no espaço escolar

a) possibilita a organização curricular por meio de objetivos pré-definidos oportunizando diferentes experiências ético-culturais.
b) comprova a existência de um projeto político pedagógico elaborado coletivamente nas escolas públicas.
c) configura a existência da participação coletiva dos vários agentes da comunidade escolar.
d) representa o reconhecimento de que também os alunos são mais do que sujeitos de aprendizagem, são portadores e produtores de cultura.
e) constitui a concretização de uma gestão democrática.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A cultura escolar está impregnada de uma complexidade de conflitos provenientes das diferentes referências de identidades construídas pelos sujeitos nas relações sociais e no processo cultural. Por isso, aos educadores que optam pelo diálogo entre escola/ sociedade/cultura não se pode imputar a acusação de abandonarem a discussão sobre as funções sociais da escola e a relação entre Educação e Trabalho. Pelo contrário, o que se busca é, a partir de temáticas tão importantes como é o caso da questão racial, contribuir para o aprofundamento e a ampliação da produção teórica educacional. Desta forma, estes educadores estarão

a) contribuindo para minimizar a falta de embasamento teórico do professor e demais especialistas da educação.
b) ensinando como diferentes grupos de alunos podem se adequar à cultura do outro.
c) proporcionando uma educação escolar eficiente e efetiva, pois ao mercado de trabalho interessa tão somente a formação escolar.
d) colocando a discussão sobre a educação escolar no campo dos direitos sociais.
e) apresentando alternativas para superar o preconceito e a discriminação racial na sociedade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Nos dias atuais, o campo de ação das políticas públicas em educação encontra, entre suas forças, a forte presença de setores privados relacionados ao mercado educacional. Neste cenário, acirram-se os conflitos em relação à concepção do papel da educação e, deste embate, saem fortalecidos os

a) alunos e as próprias famílias, mais conscientes e atuantes, na busca de um projeto de educação mais condizente com as necessidades do mundo moderno.
b) projetos de inclusão social e escolar, tendo em vista a formação plena do aluno, tanto no domínio do conhecimento, quanto em questões de formação cidadã.
c) sindicatos e associações de professores que perseguem a manutenção de políticas públicas que possam garantir acesso e permanência no ensino gratuito e de qualidade reconhecida.
d) professores que podem atuar de forma autônoma, considerando os valores éticos, a responsabilidade social própria da profissão e o compromisso com a qualidade do ensino.
e) ideais de eficiência na gestão, cujo modelo requer padronização das ações pedagógicas e do próprio currículo, com sistemas de aferição de resultados e de recompensas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A educação profissional se organiza de maneira a integrar- se às diferentes formas de educação, ao trabalho e ao desenvolvimento tecnológico. Pode ser desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por meio de estratégias de educação continuada em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. No caso da educação continuada,

a) o acesso ao mercado de trabalho fica vinculado à conclusão de cursos regulares, mediante comprovação pelo histórico escolar.
b) os certificados, mesmo registrados, têm validade restrita a determinadas empresas e em âmbito regional.
c) considera-se a experiência do aluno e a certificação do conhecimento adquirido permite que o trabalha dor continue a estudar e aperfeiçoar-se.
d) por se tratar de educação de jovens e adultos, a avaliação no processo deve se restringir à observação das atividades dos alunos.
e) há restrições legais, em termos de carga horária, conteúdo programático e qualificação dos professores instrutores, bem como da validação de cursos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Na sala de aula, as relações entre professores, alunos e conhecimentos se concretizam e, a aula, enquanto espaço/ tempo do ensino, do estudo e da aprendizagem, torna-se o objeto da didática, interligando as dimensões linguística, pessoal e cognitiva dessas relações. No que diz respeito ao aspecto cognitivo,

a) pode-se dizer que ele é o motor das ações escolares, importando pouco o contexto social, político e econômico em que se encontram seus atores.
b) pode-se dizer que ele é irrelevante na discussão didática, uma vez que a aprendizagem se dá, basicamente pela experiência do dia a dia.
c) vale salientar a relevância desta dimensão, considerando que, ao lado de assumir a função socializadora, a escola deve propiciar a todos, o acesso ao saber.
d) a escola deve assumir, na modernidade, que o que vale em educação é o diálogo, independentemente do conteúdo que veicula, posto assim em segundo plano.
e) a escola precisa desvencilhar-se da pretensão de acesso ao saber, considerando as tecnologias educacionais que propiciam, de forma mais dinâmica, o acesso ao conhecimento.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A tecnologia sempre esteve presente na sala de aula, auxiliando direta ou indiretamente o trabalho do professor, sua comunicação didática, em busca da aprendizagem. Foi assim desde o giz e a lousa, o retroprojetor, o vídeo, o mimeógrafo, o computador, a xerocópia, entre outros. Não seria diferente hoje, quando se pode contar com recursos da informática, ampliando, diversificando e agilizando a comunicação e a disponibilidade, em rede, de conteúdos escolares, acadêmicos e sociais. Neste contexto, nada mais esperado que a escola e o professor

a) reservem o uso da tecnologia para as ações complementares, fora da sala de aula, tentando evitar o simples recorta e cola.
b) utilizem a tecnologia disponível, em prol de uma aprendizagem autônoma e significativa, ultrapassando a simples repetição do saber.
c) indiquem o uso da tecnologia apenas para as situações de pesquisa, em que o aluno tem mais liberdade de escolher os temas de estudo.
d) evitem as novas tecnologias para não haja dispersão e, em consequência, os alunos não consigam dominar todo o conteúdo ensinado.
e) submetam-se às novas tecnologias, deixando de lado o potencial criativo do professor e do aluno, em busca da qualidade da aprendizagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Com relação à pesquisa situada no âmago do fazer pedagógico, constituindo-se em fundamento do ensino e mola propulsora do aprender, observa-se que ela é realizada na educação formal, ainda de maneira assistemática, pontual. O que se pretende na escola, no entanto, é uma mudança de paradigma que se daria

a) pela eliminação dos saberes emanados das diversas disciplinas escolares, tendo o currículo como eixo norteador, as experiências dos alunos, acompanha das pelo professor.
b) naturalmente, no decorrer dos processos escolares, tendo em vista a curiosidade natural dos alunos e o domínio das habilidades de ler e escrever.
c) por pressão da sociedade que exige um ensino que promova o pensamento criativo e divergente para as diversas camadas da sociedade, sem discriminação.
d) mediante pressão dos sistemas escolares para atender às metas de inclusão social e escolar, bem como às demandas avaliativas das diversas instâncias oficiais.
e) pelo deslocamento radical da concepção de aprender de modo receptivo para o construído e, enquanto tal, preocupação e diretriz explícita no projeto pedagógico de cada escola e curso.

A resposta correta é:

Filtro