Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes e significativos. Dentro desta lógica, os dados essenciais e relevantes são

a) os mais atuais, uma vez que o ensino moderno precisa perseguir as últimas informações divulgadas.
b) os encontrados nos livros didáticos e nas apostilhas utilizadas, porque são a base do ensino e da aprendizagem.
c) aqueles definidos no projeto pedagógico da escola e os efetivamente trabalhados e previstos nos planos de ensino dos professores.
d) aqueles revelados nas diversas provas dos concursos públicos, já que os alunos se preparam para o trabalho.
e) os que representam a experiência dos alunos, considerando que é a realidade que fundamenta a aprendizagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A avaliação da aprendizagem, enquanto processo investigativo, tem como objeto de conhecimento, a aprendizagem escolar. É com ela que está envolvida, tendo em vista detectar fatores que a impulsionam e fatores que a comprometem. Concebida assim, a avaliação se relaciona, obrigatoriamente, com a otimização dos resultados. Desta feita, este processo que coleta e analisa dados dos alunos,

a) completa-se quando o diagnóstico da realidade, em termos de aprendizagem, é seguido de intervenção pedagógica.
b) finaliza quando expressa, em notas, os resultados obtidos pelos alunos, assumindo sua função somativa.
c) é contínuo, diário, observa e acompanha o desenvolvi mento do aluno, sem pressão, sem critérios impostos.
d) encerra-se no diagnóstico porque é esta a sua função primordial, ser formativa.
e) preocupa-se sobremaneira com o processual, é qualitativo, dinâmico, importando poucos resultados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Leia as afirmações abaixo, extraídas do filme Matrix e do livro de Fernão Capelo Gaivota. Eu luto Jiu-jitsu ...(Neo) Mostre-me! (Morfeu) Nada sabes até provares. Voa! (Instrutor) As ideias acima apontam para um saber construído pelo aprendiz que, continuamente, apropria-se do conhecimento, seja na escola ou fora dela. As referidas ideias sugerem que

a) os saberes escolares são construídos de forma independente, assim, não há interligação entre os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, respectivamente, orientados ao saber, saber-fazer e saber ser.
b) a competência formada na escola diz respeito diretamente aos conteúdos procedimentais que constituem a base do saber-fazer técnico e produtivo, assim devendo ser avaliada.
c) os saberes escolares são difusos e influenciados pela subjetividade; dependem, basicamente, dos conteúdos atitudinais, acontecem independente mente do que se planeja e como se avalia.
d) o conhecimento construído pelo aluno, individual e subjetivamente, é melhor avaliado quando traduzido em ações. Em função disso, deve constituir objeto do planejamento e da avaliação escolares.
e) a competência escolar é teórico-prática, dependendo mais da aprendizagem de conceitos que nem sempre podem ser traduzidos em ações, devendo assim ser planejada com antecedência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

O documento oficial pelo qual as escolas e os cursos mostram suas finalidades, suas concepções educacionais, suas intenções, escolhas e orientações metodológicas, constitui o

a) projeto pedagógico realizado a partir das demandas da sociedade, com divulgação interna para não se criar falsas expectativas para a comunidade, as famílias e aos próprios alunos.
b) projeto pedagógico que deve ser concebido e sistematizado por equipes técnicas de planejamento e, após sua aprovação pelos gestores, divulgado à comunidade escolar.
c) plano estratégico das ações escolares, realizado em vista do diagnóstico das dificuldades identificadas e, por esta razão, deve ser divulgado de forma restrita.
d) projeto pedagógico construído coletivamente, para que todos se sintam atores e autores e, em consequência, as dimensões curriculares, nele propostas, possam ser concretizadas.
e) projeto de ação escolar, baseado nos limites e possibilidades da comunidade e, enquanto não for executado, precisa ser reservado ao conhecimento das autoridades educacionais, para não haver desestímulo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Com relação à avaliação da aprendizagem, realizada pelo professor e, assumindo, assim seu caráter heteroavaliativo, entende-se que ela atinge sua grande finalidade quando oferece aos alunos, condições de conhecer suas possibilidades e seus limites, além de lhes fornecer elementos para a autorreflexão. Deste modo, pode-se perceber que o valor intrínseco da heteroavaliação está centrado

a) no encaminhamento para a autoavaliação, o que se torna possível pela crítica e pela premiação.
b) na condução para a autoavaliação, o que se consegue por meio do feedback e da mediação.
c) no direcionamento para a conscientização dos pontos fracos que resultam em insucesso escolar.
d) na orientação para a autoavaliação, com aceitação tácita das dificuldades, consideradas normais.
e) na busca de entender o processo de autoconhecimento e auto estima do aluno.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Os docentes, na atualidade, sofrem influência de fatores sociais diversos que têm provocado neles, uma crise de identidade associada à autodepreciação pessoal e profissional, resultando em um processo de desajuste, no que diz respeito ao significado do seu trabalho. Entre esses fatores, convém salientar:

I. o aumento das exigências profissionais, a visível desvalorização do seu trabalho, sem a contrapartida de políticas de adaptação, sobretudo nos pro gramas de formação dos professores.
II. a massificação do ensino e o aumento das responsabilidades docentes que afetam as condições de trabalho e evidenciam a carência de recursos materiais.
III. a prática diária do professor que sofre influência do contexto determinado em que trabalha, desde as reformas, os regimentos, os horários, a organização espaçotemporal, até os programas e os livros didáticos, deixando pouco espaço à autonomia.
IV. a autonomia didático-pedagógica do professor, chamado a usar seu conhecimento e sua criatividade, na gestão do ensino e na resolução dos problemas diários.

Está correto o relacionado APENAS em

a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I e IV.
d) I e II.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A qualidade da intervenção do professor, os materiais didáticos, os horários, a organização das classes, a seleção de conteúdos e atividades concorrem para que o caminho seja percorrido com sucesso. Os elementos aqui apresentados são constituintes do currículo de diversos cursos e precisam garantir o sucesso para todos os alunos. Pensando nesta direção, o currículo

a) tem como fundamento as necessidades sociais que apontam ao sucesso e não as teorias e o conhecimento atrelado às disciplinas.
b) tem precedência, mas deve se isentar de propor objetivos que correspondam ao sucesso esperado para todos.
c) pode prescindir da intervenção do professor, considerando que a base do sucesso está na infraestrutura escolar.
d) precisa cuidar do treinamento das habilidades de responder as questões de provas, como garantia de sucesso individual e escolar.
e) tem precedência e precisa delimitar o que é essencial para ensinar e aprender, deixando espaço à diversidade nos diferentes contextos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

A evasão escolar constitui preocupação para o gestor local, para os sistemas de ensino e para a sociedade como um todo, que se afasta dos mínimos desejados de educação para todos. Para evitá-la, é necessário que a escola inclua, entre as suas responsabilidades,

a) a moderação nos processos avaliativos e a adoção da promoção automaticamente, de forma que todos possam atingir níveis de aprovação e fiquem satisfeitos.
b) o controle efetivo da permanência do aluno, permitindo seu desligamento apenas em situações especiais.
c) a distribuição de recompensas para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola.
d) a moderação nos critérios para o acesso de forma que as salas fiquem sempre cheias e a evasão natural não prejudique a escola.
e) o combate ao bullying e à discriminação, de qualquer ordem, além do cuidado com a apreciação e autoestima de cada um aluno, em particular.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

As afirmações a seguir referem-se ao princípio da autonomia na capacitação do aluno. Analise a sua veracidade e se existe relação entre elas. A autonomia, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é apresentada como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio orientador das práticas pedagógicas PORQUE O aluno, para refletir, participar e assumir responsabilidades, necessita inserir-se em um processo pedagógico, cuja opção metodológica, priorize estas ações e o considere construtor do próprio conhecimento.

a) A primeira afirmação é verdadeira, a segunda é falsa e não a justifica.
b) As duas afirmações são falsas, não havendo relação entre elas.
c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras, entretanto a segunda não justifica a primeira.
e) A primeira afirmação é falsa, a segunda é verdadeira e não estão relacionadas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TCE - PI - Pedagogo

Ano de 2014

Considere as afirmativas abaixo, enquanto propostas para superar as críticas ao caráter apenas instrumental e neutro da didática.

I. Sua perspectiva fundamental assume a multidimensionalidade do processo de ensinoaprendizagem e coloca a articulação das três dimensões: técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática.
II. Procura partir da análise da prática pedagógica concreta e de seus determinantes.
III. Tem na competência técnica a melhor direção para um ensino de qualidade.
IV. Contextualiza a prática pedagógica e procura repensar as dimensões técnica e humana, sempre situando- as.
V. Analisa as diferentes metodologias explicitando seus pressupostos, o contexto em que foram geradas, a visão de homem, de sociedade, de conheci mento e de educação que veiculam.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II, IV e V.
e) I, III, IV e V.

A resposta correta é:

Filtro