Questões de Comunicação Social

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.
II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.
III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.
IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) II e IV.
e) I, II e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de,

a) melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
b) valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
c) eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
d) destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
e) oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto,

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos, requerem por parte da assessoria de comunicação um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos como press kit, releases e boletins. O envio do último deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), deve,

a) ser feito somente nas semanas que antecedem o evento.
b) ocorrer somente ao final, mostrando um balanço do que aconteceu.
c) ser feito todos os dias em que for realizado o evento.
d) ser divulgado periodicamente, de acordo com a necessidade.
e) ser fornecido somente quando for solicitado pela imprensa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental no gerenciamento de situações de crise que podem trazer problemas não só para a instituição como também atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria de comunicação, devem atuar para dar as respostas impostas pela situação. Entre as possíveis causas de situações de crise descritas acima, NÃO se inclui,

a) a concentração de mercado com a fusão de duas empresas.
b) o vazamento de produtos químicos em um rio de uma cidade pequena.
c) o sequestro do CEO ou de outro dirigente da empresa.
d) a adulteração de produtos produzidos pela empresa.
e) a política de preços mais altos que os da concorrência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

A elaboração de boas pautas garante o sucesso de uma publicação. Nos jornais diários elas são marcadas pelos acontecimentos cotidianos que despertam o interesse dos seus leitores, que acompanham os desdobramentos dos fatos que as geraram. Já no caso das revistas, como a periodicidade é diferente, influencia diretamente a forma como é tratada a pauta, que deve buscar um enfoque que ainda não foi dado pelos outros veículos, principalmente os diários. Dessa forma, a pauta da revista deve,

a) ser diversificada e equilibrada.
b) circunscrever-se somente a uma visão.
c) simplesmente resumir os fatos.
d) investir exclusivamente na informação.
e) ocupar-se em demonstrar a sua opinião.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O house-organ é uma das publicações internas das empresas ou instituições. Segundo Gaudêncio Torquato: A publicação interna é o único veículo de comunicação que traz mensagens cujas fontes podem ser os próprios funcionários. Mensagens que interessam também às famílias. Lendo a publicação, o trabalhador pode formar um estado psicológico favorável ao bom desempenho de suas atividades operacionais. E a empresa tem em mãos um instrumento para estímulo funcional, transformando-o no porta-voz de benefícios, promoções, serviços sociais e no melhor meio para o estreitamento das relações humanas.

(Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning)

Segundo Torquato, a publicação interna deve aproveitar diferentes conteúdos e vários tipos de matérias. Aquelas que tratam de regulamentos, normas, avisos, portarias são consideradas matérias

a) associativas.
b) educativas.
c) de motivação.
d) orientação profissional.
e) institucionais,

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é chamado de,

a) nota oficial.
b) súmula.
c) comunicado.
d) convocação.
e) sinopse.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas, rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado aos profissionais dos vários veículos é correto afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,

a) os integrantes de jornais e revistas devem ser privilegiados, pois são, por excelência, formadores de opinião.
b) os profissionais de rádio e tevê devem receber tratamento diferente, pois preparam o conteúdo da entrevista in-loco.
c) os jornalistas de internet são atendidos antes, pois trabalham praticamente online.
d) os pertencentes aos grandes veículos devem receber atenção especial, pois dão mais audiência.
e) os membros de pequenos veículos devem se contentar em apenas registrar o evento, sem fazer perguntas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

O media training é um instrumento utilizado para o preparo dos assessorados no seu trato e relacionamento com a imprensa de modo geral, sendo fundamental essa formação principalmente nos momentos de gerenciamento de crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um novo trabalho de assessoria de comunicação. O media training deve ser feito,

a) somente pelo principal dirigente responsável pela empresa.
b) somente pelos principal dirigente, diretores e gerentes.
c) por membros do corpo dirigente e staff de recepção.
d) só pelo porta-voz escolhido da empresa.
e) só pelo principal dirigente e porta-voz da empresa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

CNMP - Analista - Técnico Especializado - Comunicação Soc

Ano de 2015

As redações dos veículos recebem diariamente centenas de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação. Para certificar-se de que o material enviado foi recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional que deve ser utilizado é o,

a) mailing list.
b) press kit.
c) clipping.
d) clipping eletrônico.
e) follow up,

A resposta correta é:

Filtro