Questões de Direito Previdenciário
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Letras
Ano de 2013
O Art. 24 da Lei Complementar N° 101, de 4 de Maio de 2000, estabelece que nenhum benefício ou serviço relativo à seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a indicação da fonte de custeio total, nos termos do § 5° do art. 195 da Constituição, atendidas as exigências do art. 17, da mesma Lei, que trata das despesas obrigatórias e caráter continuado. Seu § 1° estabelece que fica dispensado da compensação do art. 17 o aumento de despesas decorrentes de:
I. concessão de benefício a quem satisfaça as condições de habilitação prevista na legislação pertinente;
II. observância do disposto no inciso X do art. 167 da Constituição;
III. expansão quantitativa do atendimento e dos serviços prestados;
IV. reajustamento de valor do benefício ou serviço, a fim de preservar o seu valor real;
V. cumprimento dos limites constitucionais relativos à saúde e à educação.
Apenas três dessas condições são, de fato, citadas na Lei. Identifique-as.
a) I, III e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEFAZ - SP - Analista em Planejamento Orçamento e Finanças Públ
Ano de 2013
De acordo com o Regulamento da Previdência Social, Decreto n.º 3.048/99 e alterações, o tempo de contribuição poderá ser contado, dentre outras, da seguinte forma:
a) o tempo de contribuição utilizado para concessão de aposentadoria por um regime poderá ser contado por outro regime.
b) o tempo de contribuição do segurado trabalhador rural anterior a novembro de 1991 será computado, independentemente de comprovação.
c) será admitida a contagem do tempo de contribuição em dobro, ou em outras condições especiais, desde que justificada.
d) é vedada a contagem de tempo de contribuição no serviço público com o de contribuição na atividade privada, quando concomitantes.
e) o tempo de contribuição anterior à obrigatoriedade de filiação à previdência social não poderá ser contado.
A resposta correta é:
Assunto REGIMES PRÓPRIO E COMPLEMENTAR DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Banca CESPE
MPU - Analista do MPU - Finanças e controle
Ano de 2013
No que se refere à previdência privada, julgue os itens a seguir.
No âmbito das normas de previdência privada complementar, assistido é a pessoa física que aderir aos planos de benefícios.
A resposta correta é:
Assunto REGIMES PRÓPRIO E COMPLEMENTAR DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Banca CESPE
MPU - Analista do MPU - Finanças e controle
Ano de 2013
No que se refere à previdência privada, julgue os itens a seguir.
Se forem verificadas anormalidades previstas em lei em entidades de previdência complementar, a intervenção nessas entidades deverá ser proposta pelo ministro da previdência social e decretada pelo presidente da República.
A resposta correta é:
Assunto Histórico da Seguridade Social
Banca CESPE
Banco Central - Procurador do Banco Central do Brasil
Ano de 2013
Considerando a evolução histórico-legislativa e os princípios da seguridade social no Brasil, assinale a opção correta.
a) Com o advento da CF, a seguridade social foi adotada e disciplinada sistematicamente pela primeira vez no Brasil, sendo-lhe dedicado um capítulo integral no texto constitucional e implementadas, desde então, significativas mudanças na área, como, por exemplo, a progressiva extinção do critério de escala do salário-base, prevista na Lei de Custeio.
b) A seguridade social no Brasil é organizada com base em vários princípios constitucionais, entre os quais se inclui o princípio da equidade na forma de participação no custeio, segundo o qual é necessária a participação idêntica de todos, com alíquotas iguais, para garantir o atendimento ao princípio da igualdade.
c) A seguridade social é financiada diretamente por toda a sociedade, por meio de recursos provenientes dos orçamentos da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, que destinam parte do pagamento dos tributos a esse fim, e, indiretamente, por meio das contribuições do empregador, do empregado ativo e do empregado aposentado.
d) O INSS, importante órgão na estrutura da seguridade social brasileira, foi instituído no Brasil na década de noventa do século XX, como autarquia federal, mediante fusão do Instituto de Administração da Previdência e Assistência Social com o Instituto Nacional de Previdência Social.
e) Desde 1919, já havia legislação sobre acidente de trabalho no Brasil, entretanto, somente com a publicação da Lei Eloy Chaves, em 1946, foram implementadas as primeiras experiências previdenciárias, tendo a referida lei criado caixas de aposentadorias e pensões para os empregados das empresas ferroviárias e aeroferroviárias brasileiras.
A resposta correta é:
Assunto Diversos
Banca CESPE
Banco Central - Procurador do Banco Central do Brasil
Ano de 2013
Assinale a opção correta no que se refere à seguridade social do servidor público e ao RGPS.
a) O Programa de Integração Social (PIS) já existia, antes da promulgação da CF, como forma de custeio previdenciário incidente sobre o faturamento das empresas e, apesar de não ser previsto expressamente no texto constitucional, a jurisprudência o considera contribuição social.
b) Inclui-se na categoria de segurado facultativo do RGPS assessor contratado pelo BACEN para exercer cargo em comissão, visto que não possui vínculo efetivo com a administração pública nem integra regime próprio previdenciário.
c) O plano de seguridade social do servidor visa dar cobertura aos riscos a que ele e sua família estão sujeitos, compreendendo um conjunto de benefícios e ações que atendam a algumas finalidades, entre as quais, a proteção à adoção.
d) As ajudas de custo e as diárias recebidas durante a atividade laboral não são consideradas indenizações, mas remunerações, por isso integram o salário de contribuição para fins de custeio previdenciário.
e) Tão logo complete setenta anos de idade, o servidor público deverá procurar o setor de recursos humanos do órgão onde esteja lotado, para se manifestar sobre o desejo de aposentar-se imediatamente com proventos integrais, ou ser aposentado compulsoriamente com proventos proporcionais por ato declarado pela administração pública.
A resposta correta é:
Assunto Auxílio-doença - auxílio-reclusão - auxílio-acidente
Banca CESPE
Banco Central - Procurador do Banco Central do Brasil
Ano de 2013
No que se refere ao acidente de trabalho e ao auxílio-acidente, assinale a opção correta.
a) A jurisprudência facilitou bastante a colheita de provas nas ações decorrentes de acidente do trabalho ao determinar a competência da justiça estadual para julgar litígios dessa natureza e a imprescindibilidade do exaurimento da via administrativa.
b) Consideram-se acidentes em serviço o dano sofrido pelo servidor em atividade que se relacione direta ou indiretamente com as atribuições do cargo e o decorrente de agressão sofrida, desde que o servidor não a tenha provocado.
c) Quando o segurado receber auxílio-acidente, a renda mensal desse auxílio não integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário-de-benefício da aposentadoria.
d) Nas ações de acidente de trabalho, é evidente o interesse social incidente sobre o infortúnio que acomete o trabalhador, por isso é necessária a atuação do MP, que possui legitimidade para recorrer na demanda, desde que o assistido não tenha advogado constituído.
e) A origem histórica da tutela ao acidente de trabalho é atribuída à automação surgida com a Revolução Industrial. Atualmente, dado o progresso legislativo, todo segurado do RGPS e os servidores públicos têm direito ao auxílio-acidente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEFAZ - SP - Analista em Planejamento Orçamento e Finanças Públ
Ano de 2013
De acordo com a Lei Geral da Previdência no Serviço Público, Lei n.º 9.717/98 e alterações, os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal
a) poderão conceder aposentaria especial, nas mesmas regras previstas no Regime Geral de Previdência Social.
b) poderão contar o tempo de contribuição em dobro, em caso de servidores militares ou civis que exercem funções públicas em fronteira.
c) não poderão conceder benefícios distintos daqueles previstos no Regime Geral de Previdência Social, salvo disposição em contrário da Constituição Federal.
d) poderão conceder aposentadoria especial, até a entrada em vigor de futura lei complementar federal, a qual disciplinará a matéria.
e) poderão conceder benefícios distintos daqueles previstos no Regime Geral de Previdência Social.
A resposta correta é:
Assunto REGIMES PRÓPRIO E COMPLEMENTAR DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Banca CESPE
Banco Central - Procurador do Banco Central do Brasil
Ano de 2013
No que concerne à previdência complementar do servidor público federal, assinale a opção correta.
a) As entidades fechadas de previdência complementar estão sujeitas às normas de direito público, devendo observar os princípios norteadores da administração pública, da licitação e dos contratos administrativos e a realização de concurso público para contratação de seu pessoal sob o regime estatutário.
b) Em conformidade com a Lei n.º 12.618/2012, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão criar entidades fechadas de previdência complementar, com finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário, tais como a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo, estruturadas na forma de fundação de natureza pública com personalidade jurídica de direito privado.
c) O caráter facultativo do regime complementar de previdência do servidor público garante a não aplicação das novas regras aos servidores que já ocupavam os cargos até a data anterior ao início da vigência do regime, dada a caracterização do direito adquirido; aos que adentraram no serviço público posteriormente é garantida a faculdade da escolha.
d) O TCU é o órgão responsável pela fiscalização sistemática das atividades da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo, dada a natureza de fundação pública a ela inerente, a despeito de sua autonomia administrativa, financeira e gerencial.
e) O regulamento do plano de benefício da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo poderá definir benefícios não programados, desde que assegurem pelo menos os benefícios decorrentes dos eventos invalidez e morte e, se for o caso, a cobertura de outros riscos atuariais.
A resposta correta é:
Assunto Diversos
Banca CESPE
CPRM - Analista em Geociências - Direito
Ano de 2013
Com base nas normas que regem a seguridade social, julgue os itens subsequentes.
São isentas de todas as contribuições para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei. Considerando que cabe à lei complementar regular as limitações constitucionais ao poder de tributar, entende o STF que caberá a essa espécie normativa o estabelecimento dos pressupostos de gozo do favor fiscal.
A resposta correta é: