Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Arte é linguagem, por tratar-se de um sistema de representação, que utiliza, principalmente, signos não verbais como:

I - cor, luz e sombra;
II - planos, formas, som e imagem;
III - gesto e movimento;
IV - harmonia, equilíbrio e ritmo.

É(São) signo(s) não verbal(ais) o(s) item(ns)

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Viola Spolin sugere a utilização dos jogos de regras para introduzir o jogo teatral. O jogo, considerado no sentido mais amplo como simples ato de jogar, em seu sentido mais restrito é estratégia metodológica. Para o ensino do teatro na escola, o jogo enquanto estratégia é a maneira mais rica e produtiva de trabalhar a linguagem de forma lúdica, utilizando seus elementos em uma construção estética. Nessa perspectiva, o jogo teatral

I - envolve uma construção, no qual a consciência do faz de conta é gradativamente trabalhada;
II - permite a vivência de vários papéis, personagens, e de situações que passam a ser socializadas e ressignificadas;
III - provoca nos alunos uma ação reflexiva que amplia sua visão de mundo;
IV - deve ser instigador e estimulador de experiências que favoreçam a aprendizagem, a cooperação, a leitura, a apreciação e a compreensão das diferentes realidades, que se transformam em ficção;
V - visa a desenvolver a percepção, a imaginação, a memória, o raciocínio, as relações simbólicas, bem como as noções de espaço, tempo e ritmo.

São verdadeiras as afirmativas

a) I, II, III e V, apenas.
b) I, II, IV e V, apenas.
c) I, III, IV e V, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Com a revolução industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, surgiram as máquinas, que trouxeram a possibilidade da produção em série. Fica, então, estabelecida a distinção entre objetos produzidos industrialmente e obra de Arte. A tecnologia invade os meios de produção, provocando o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre objetos industrializados e obra de Arte.

É(São) exemplo(s) mais expressivo(s) desse fato a(o)

a) televisão.
b) arquitetura.
c) fotografia e o cinema.
d) rádio.
e) surgimento da figura do encenador no teatro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Sobre a cultura de massa, analise as afirmações que se seguem.

I - Cultura de massa é um conceito amplo, que abrange toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares, como o carnaval, o rock, as novelas de televisão e as revistas em quadrinhos, pois tudo pode ser inserido nessa ampla definição.
II - Surge espontaneamente das manifestações populares, sem imposições de cima para baixo, pois é imune às contribuições e diferenças existentes entre, por exemplo, norte-americanos e árabes, japoneses e brasileiros.
III - O estímulo à reflexão não faz parte de suas premissas, afastando o desenvolvimento de um senso crítico sobre as informações assimiladas, pois a inserção em tal cultura é caracterizada pela renúncia à própria individualidade em prol da formação do eu coletivo.
IV - Submete as demais culturas, como a erudita, a popular e a nacional, a um projeto comum e homogêneo, por ser produto de uma indústria de porte internacional, sempre ligada intrinsecamente ao poder do capital industrial e financeiro.
V - Não pode ser tomada como sendo a cultura de um povo determinado, pois está necessariamente afastada de uma construção cultural calcada paulatinamente na experiência histórica de sua identidade.

Estão corretas APENAS as afirmações

a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

No carnaval de 1997, no Rio de Janeiro, a Escola de Samba Viradouro inseriu a batida funk na bateria, e uma outra escola de samba levou para a avenida passos de bailarinas. Jorge Aragão gravou, com solo de cavaquinho e acompanhado de percussão, a Ave Maria, de Gounod, e as Bachianas no 5, de Villa-Lobos. Recentemente, Caetano Velloso e Flávio Venturini colocaram letra em uma obra de Bach e criaram a música Céu de Santo Amaro. O movimento hip-hop, que nasceu e ganhou corpo nas periferias, transita, hoje, nas diferentes classes sociais. Nessa perspectiva, como a escola deve agir em relação à vivência musical dos alunos?

a) Priorizar o ensino da música erudita para ampliar os horizontes dos alunos.
b) Dar prevalência ao talento individual como elemento fundamental para o ensino da música.
c) Separar o que seja música escolar e música culturalmente vivida.
d) Utilizar a música como recurso para o aprendizado de outras disciplinas.
e) Considerar a realidade dos alunos e a forma como eles se relacionam com a linguagem, expandindo esse universo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Analise as informações a seguir.

A pintura realista do século XIX caracteriza-se sobretudo
pelo princípio de que o artista deve representar a realidade
com objetividade . Ao artista não cabe melhorar artisticamente
a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual
ela é. Sua função é apenas revelar os aspectos mais
expressivos da realidade.
A volta do artista para a representação do real teve uma
consequência: sua politização.


PORQUE


A industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, provocando o surgimento de enorme massa de trabalhadores que vive nas cidades em condições precárias e trabalha em condições desumanas, o que originou a denominada pintura social. A esse respeito, conclui-se que

a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

A leitura, a escrita, o cálculo, as datas da História e as divisões do território nacional, tudo isto pode ser aprendido. A Arte, além de também poder sê-lo, precisa ser sentida e experimentada. As categorias atuantes no discurso estético não são em absoluto naturais, ou seja, exclusivamente inatas, mas constituem produtos de origem cultural. A sensibilidade é construída, o talento pode ser formado, a inspiração, adquirida e a emoção, preparada. Diante desse raciocínio, o ensino da Arte deve buscar

a) contato com diferentes tipos de conhecimentos que visem à criação de significações, para exercitar uma constante possibilidade de transformação do ser humano.
b) ratificação e reforço de uma certa estrutura social, confirmando o status quo educacional e social como coerente e inevitável.
c) atividades de formação da personalidade que inculquem no aluno uma noção estética espontânea, em sua relação com o mundo.
d) uma aventura estética que possibilite ao aluno encará-la como uma espécie de religião secularizada, que produzirá um estado de libertação perene diante dos condicionamentos sociais.
e) o desenvolvimento de uma pedagogia irracionalista que leve à transformação do ensino e da aprendizagem nas demais disciplinas, superando uma perpetuação das discriminações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

A educação artística na escola levanta os mesmos problemas que outros componentes do ensino, mas com acuidade ainda maior, na medida em que há um determinado peso do passado a ser superado, em que a Arte tinha uma ênfase social diferenciada da contemporânea. Deste modo, conclui-se que a(s)

a) manipulação das normas da beleza é tratada como ideia obscura e indistinta, como se existisse um ponto de contato entre o discurso estético e o discurso religioso.
b) base de ensino da Arte está na distribuição de receitas estético-pedagógicas, que constitui ação de vanguarda educacional e busca de mistificação da disciplina.
c) apreciação estética é do mesmo tipo que a apreciação científica, o que envolve conduzir os alunos a contrapor um domínio ao outro para que possa ser empreendida a aprendizagem da Arte.
d) adequada transformação do ensino da Arte implica uma mudança de mentalidade, a fim de que a comunidade escolar possa, paulatinamente, reconhecê-la como disciplina, em vez de acessório.
e) pessoas inseridas em ambientes socioculturais desfavorecidos possuem pleno acesso à cultura, porque as condições de contato com expressões culturais diversificadas lhes são oferecidas dentro de suas famílias.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura, dando início às grandes tendências da Arte do século XX. Durante uma aula de Artes, o professor apresentou aos alunos algumas telas impressionistas de Claude Monet. A proposta era realizar a leitura das obras a partir dos elementos de composição: o ponto, a linha e a cor. A leitura das obras precisa considerar que

a) a linha é um elemento expressivo nas obras impressionistas.
b) a linha é uma abstração para os pintores impressionistas.
c) as sombras são escuras, negras ou cinzentas.
d) as cores puras não são usadas por esses artistas.
e) o artista impressionista representa o real em suas telas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

O trabalho metodológico com jogo consiste basicamente em usar uma variedade de jogos preparatórios e dramáticos. O amplo repertório de jogos existentes visa a desenvolver:

a) conhecimentos sobre espetáculo teatral, cenografia, coreografia, luz e sonoplastia.
b) atividades envolvendo personagem, cena, música, tempo e espaço.
c) relações simbólicas e uso da memória e da música.
d) percepção, imaginação, memória, raciocínio e relações simbólicas.
e) prática da leitura de textos teatrais e memória.

A resposta correta é:

Filtro