Questões de Educação Artística

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Em um trabalho de artes integradas há ampla possibilidade de entremear as "gramáticas das linguagens", conforme apregoa o Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins. São exemplos de atividades em que há essa integração:

a) instalação, videoclipe e performance.
b) pintura, escultura e gravura.
c) jogo dramático, interpretação e improvisação.
d) composição, canto e apreciação musical.
e) dança, brincadeiras rítmicas e estudos coreográficos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

O ensino de Artes Cênicas envolve objetivos definidos. A esse respeito, analise os objetivos a seguir.

I - Aprender sobre a dramaturgia nacional.
II - Tornar-se espectador do produto artístico.
III - Vivenciar o processo artístico.
IV - Desenvolver a capacidade de observação.
V - Desenvolver a consciência crítica relativa à preservação da Memória e à valorização do Patrimônio Cultural e Artístico.

Constituem objetivos do ensino das Artes Cênicas os itens

a) I e II.
b) I, II, III e IV.
c) I, III, IV e V.
d) II, III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

É papel do professor de Arte desenvolver maneiras de ensinar os alunos a perceberem as qualidades das formas artísticas. Deve propiciar a flexibilidade da percepção, com perguntas que favoreçam diferentes ângulos de aproximação das várias formas artísticas. Desta forma, durante uma aula de Arte, o professor é um

a) incentivador da produção grupal em detrimento da individual, para manter um vínculo de afinidade que conduza ao interesse na criação artística, gerando questões, sugestões e respostas coletivizadas.
b) estimulador do olhar crítico dos alunos com relação às formas produzidas por eles, pelos artistas e pelos temas estudados, enfatizando a hierarquização estética das produções regionalizadas para melhor compreensão dos discentes.
c) inventor de formas de apreciação da Arte e de formas de instrução e comunicação, por meio de visitas a ateliês e oficinas de artesãos locais, com vistas à escolha de objetos artísticos que suscitem o levantamento de questões teóricas.
d) catalisador de materiais, ideias e sugestões trazidas pelos alunos, que envolvam aspectos de seu universo sociocultural, a fim de que os discentes tenham elementos para perceber a pluralidade cultural existente.
e) organizador do ritmo pessoal dos alunos, o que envolve compreensão das peculiaridades da faixa etária do grupo e de cada criança em particular, para agrupá-las em segmentos diferenciados de acordo com o talento individual.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

O ensino de Artes Visuais visa a ampliar os conhecimentos do aluno, ao inserir em sua práxis o estudo sobre visualidade. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Como vivemos em um mundo rodeado por imagens, afetado e influenciado pela mídia em uma sociedade que privilegia o consumo, faz parte do ensino das Artes Visuais promover uma ampla discussão sobre esses novos significados e sobre a intencionalidade e a poética desvelada nos textos imagéticos.
II - Perceber novos sentidos e significados para as práticas de sala de aula, na perspectiva das estéticas contemporâneas, permite que os alunos reconheçam a relevância do universo multicultural do qual fazem parte.
III - O ensino das Artes Visuais deve possibilitar relações dialógicas na perspectiva intercultural e também o acesso às tecnologias como meio de produção imagética.

É(São) corretas a(s) afirmativa(s)

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Produzindo, conhecendo e pensando Arte, o homem desenvolve sua percepção, imaginação e sensibilidade. É função do ensino de Artes:

a) valorizar os aspectos emocionais, corporais, culturais, históricos e sociais.
b) produzir atividades que desenvolvam a habilidade motora.
c) registrar as experiências bem-sucedidas dos alunos.
d) selecionar a produção dos alunos, valorizando o talento individual.
e) realizar exposições com os melhores trabalhos realizados pelos alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

O Século XX se caracterizou pela velocidade de informações e pelas transformações sociais, artísticas, tecnológicas e culturais. No início do terceiro milênio, a quebra de paradigmas e o aparecimento de novas concepções estéticas se dão de forma acelerada, sem tempo para maiores reflexões. Passamos de leitores contemplativos para leitores fragmentados e virtuais. Na contemporaneidade, lidar com tais questões é um dos desafios do ensino da Arte na escola. Para dar conta desse universo plural, a abordagem triangular, trazida por Ana Mae Barbosa, é uma opção metodológica. Ensinar Arte, na perspectiva da triangulação, significa articular três pontos conceituais:

a) currículo, obra de Arte e pluralidade.
b) contextualização, leitura da obra e fazer artístico.
c) pluralidade, imaginação e contextualização.
d) percepção, imaginação e talento.
e) estética, obra de Arte e contextualização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Arte

Ano de 2009

Construir um currículo para as áreas específicas de Arte é estar conectado com a pluralidade e suas múltiplas possibilidades pedagógicas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte, "são características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por Arte (e não mais por Educação Artística ) e de incluí-la na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não como atividade". Na perspectiva dos PCN de Arte, o currículo, entendido no sentido amplo, compreende os(as)

a) meios pelos quais a Arte realiza a interação do homem com seu meio.
b) padrões estéticos nos diferentes contextos sóciohistórico- culturais.
c) conteúdos da disciplina e as diferentes abordagens nas linguagens cênica, plástica e musical.
d) manifestações artísticas, na sua pluralidade e diversidade cultural nos diferentes contextos sociais e históricos.
e) relações simbólicas que fazem parte da natureza humana.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

UEPA - Técnico - Educação Artística

Ano de 2008

A avaliação de uma obra é realizada dentro de um contexto de valores, uma vez que os códigos do "bom gosto" foram historicamente consagrados pelas elites. Atualmente, a homogeneização da concepção de belo não é tão evidente, posto que as culturas estão em contato e são permeadas umas pelos produtos culturais das outras. A construção da idéia de belo submete-se, então, a uma série muito mais complexa e abrangente de mediações.

Kátia Helena Pereira. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007 ( com adaptações ).

A partir do texto apresentado e com relação à arte e à criatividade em sala de aula, assinale a opção correta.

a) Uma proposta de trabalho clara apresentada pelo professor favorece o processo criativo dos alunos.
b) As propostas a serem apresentadas aos alunos devem ser suficientemente desafiadoras e, para serem mais motivadoras, devem contemplar conteúdo previsto para alunos de faixa etária mais elevada.
c) Durante o processo criativo do aluno, o professor deve interferir com o objetivo de guiar, de acordo com o seu gosto pessoal, o trabalho do aluno.
d) Na sala de aula, apenas o professor deve manifestar suas experiências, cabendo aos alunos aceitá-las de forma passiva, sem interferências, de forma a ser seguida uma estrutura hierárquica neutra.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

UEPA - Técnico - Educação Artística

Ano de 2008

A avaliação de uma obra é realizada dentro de um contexto de valores, uma vez que os códigos do "bom gosto" foram historicamente consagrados pelas elites. Atualmente, a homogeneização da concepção de belo não é tão evidente, posto que as culturas estão em contato e são permeadas umas pelos produtos culturais das outras. A construção da idéia de belo submete-se, então, a uma série muito mais complexa e abrangente de mediações.

Kátia Helena Pereira. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007 ( com adaptações ).

Ainda a partir do texto e no que se refere a arte, criatividade e imaginação, assinale a opção correta.

a) No ato criador do aluno, os elementos colocados em cena devem ser desconhecidos por ele, objetivando-se a reconstrução da forma.
b) O aluno, quando imagina, utiliza sua capacidade de construir imagens mentais e, quando produz a imagem, utiliza uma linguagem como suporte.
c) Na construção de uma forma tridimensional, é dispensável que o aluno tenha conhecimento acerca de como manipular o material que será utilizado.
d) Ao se desenvolver uma atividade criativa com o aluno, devese solicitar-lhe, preferencialmente, que explore temas fora de sua realidade social e cultural.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

UEPA - Técnico - Educação Artística

Ano de 2008

A educação artística apura a sensibilidade humana, desenvolve novas possibilidades de expressão e comunicação e estimula a criatividade por meio da análise e do estudo da cultura e das obras de valor. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

a) A escola deve, na educação artística, limitar-se a desenvolver, tecnicamente, a mente dos jovens para a vida profissional, oferecendo-lhes uma visão unilateral da vida.
b) A primeira fase do ensino da técnica musical deve contemplar a sensibilização por meio de jogos e da audição da música popular, excluindo-se a música erudita.
c) Uma pintura mural da Pré-história deve ser apreciada, dentro de seu contexto ambiental, com o mesmo respeito com que se aprecia um afresco da Capela Sistina, elaborado na Renascença.
d) O professor deve iniciar as atividades de dança expondo as técnicas para, depois, de forma gradual, tornar o processo espontâneo.

A resposta correta é:

Filtro