Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Coordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
No que se refere à conferência do material após a realização das provas, julgue os itens seguintes.
Caso se constate, durante a conferência do material, que determinado candidato não tenha preenchido, na folha de respostas, o campo destinado à transcrição da frase para fins de identificação grafotécnica, o coordenador deve solicitar ao chefe de sala que registre o fato na ata de sala, devendo, necessariamente, ser incluídos, nesse registro, o nome e o número de inscrição desse candidato.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância
Ano de 2010
O planejamento na EAD distingue-se do planejamento no ensino presencial, em especial, em razão das características do público atendido nesses dois sistemas de ensino e das formas de comunicação específicas de cada um. Com relação à organização e ao planejamento do trabalho pedagógico em EAD, assinale a opção correta.
a) O desenho instrucional refere-se essencialmente à elaboração de materiais didáticos para o uso em EAD com o apoio de redes telemáticas.
b) Recomenda-se utilizar em programas instrucionais mapas conceituais contendo conceitos, frases, imagens e recursos gráficos úteis para auxiliar o professor a introduzir novo tema de estudo, embora tal recurso não reforce a aprendizagem do aluno.
c) Em EAD, as etapas do planejamento tendem a ser rigidamente hierarquizadas; contudo, conforme a estrutura do curso, podese prescindir de algumas delas, como o diagnóstico da realidade e o desenho instrucional, visto que tais etapas pouco contribuem para a definição dos estágios subsequentes de desenvolvimento, implementação e avaliação.
d) Entre os modelos de EAD comumente utilizados na atualidade destacam-se, por exemplo, os cursos por correspondência, com tutoria por fax ou telefone, e os cursos autodirigidos, em que o aprendente acessa o conteúdo distribuído em diferentes suportes, de acordo com sua necessidade, dispensando a intervenção de tutores.
e) Na etapa da avaliação, definem-se as técnicas e os métodos por meio dos quais a qualidade do processo de planejamento será auferida, de modo a possibilitar, ao menos, o ajuste parcial do planejamento no decorrer do curso a distância.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância
Ano de 2010
A tomada de decisões na etapa de planejamento de um programa, de um curso, de uma unidade de ensino ou de uma lição é influenciada pelos subsistemas que compõem o sistema de EAD, entre os quais se incluem o programa educacional, a gestão, as finanças, a produção de material de ensino, a avaliação e o atendimento ao aluno. Com relação aos modelos de planejamento de cursos a distância e à produção de materiais didáticos para EAD, assinale a opção correta.
a) De acordo com o modelo de design instrucional contextualizado ( DIC ), a aprendizagem ocorre por meio da interação online, demandando dos alunos autonomia na gestão de seu tempo de aprendizagem e dos professores ações convencionais de transmissão de conteúdos e atribuição de notas.
b) Os modelos de cursos online atualmente predominantes são adaptações do modelo presencial disciplinar, que se caracteriza pela construção colaborativa da aprendizagem por meio da participação dos alunos em discussões de tópicos específicos; quando transposto para os ambientes virtuais de aprendizagem ( AVAs ), tal modelo propicia a formação de comunidades virtuais de aprendizagem.
c) As arquiteturas pedagógicas embasadas em pressupostos da aprendizagem colaborativa caracterizam-se por induzir o processo de ensino-aprendizagem segundo os seguintes passos: adoção de uma ideia, geração de uma pergunta e adoção de uma meta.
d) Os textos redigidos para uso em contextos formais de EAD devem ser claros, objetivos e formais, estruturados no estilo acadêmico-científico, de modo a propiciar a fixação de informações pelos estudantes.
e) Em EAD, define-se a mediação pedagógica como o tratamento de conteúdos e de formas de expressão de diferentes temas, com a finalidade de tornar possível o ato educativo de acordo com certa concepção de educação, como participação, criatividade, expressividade e relacionalidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Coordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Em uma mesma sala, duas candidatas, Solange e Sônia, saíram juntas, acompanhadas por uma fiscal, para irem ao banheiro. Solange alegou ter de trocar com urgência o absorvente íntimo, enquanto Sônia alegou ânsia de vômito. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ambas as candidatas devem ser encaminhadas ao posto médico, onde Sônia será medicada e Solange receberá absorvente íntimo, já que não lhe é permitido o acesso a seus pertences pessoais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Pesq- TMQ - Educação a Distância
Ano de 2010
Acerca de mídia e linguagem, assinale a opção correta.
a) Os indivíduos são atores passivos nos processos de reapropriação e ressignificação dos conteúdos produzidos pelas mídias.
b) Ao se conquistar o poder da fala e da imagem, impõem-se a estrutura de um pensamento e uma forma de perceber o mundo, razão por que a mensagem multimidiática é isenta de ideologia na comunicação online.
c) Dados referentes a pesquisas sobre comunicação a distância comprovam que, para ser efetivamente lida e pesquisada, uma página web deve conter palavras-chave realçadas, bem como textos redigidos segundo o estilo pirâmide invertida - técnica de redação jornalística que consiste na hierarquização das informações da mais para a menos relevante -, contendo uma informação por parágrafo e com aproximadamente metade do número de palavras empregadas em um texto escrito convencional.
d) Os meios de comunicação, em especial a televisão, desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação.
e) A força da imagem estabelece uma diferenciação aparentemente lógica entre mostrar e demonstrar, possibilitando ao espectador discernir a verdade da ficção quando exposto a uma imagem que o impressione.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FGV
DETRAN - RN - Assessor Técnico - Educacional Letras
Ano de 2010
Atualmente, os contextos político, social, econômico, cultural, científico e tecnológico direcionam o olhar para um novo mundo, exigindo uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais e sobre os modelos que as fundamentam. Diante do exposto, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos tornam-se cada vez mais importantes.
( ) Num mundo em mudanças, em que um dos principais motores parece ser a inovação, tanto social quanto econômica, deve ser dado importância especial à imaginação e à criatividade.
( ) A educação deve transmitir, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.
( ) Os sistemas educativos tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, concebendo a educação como um todo.
( ) Na hipótese de uma experiência profissional de sucesso, a educação como meio para uma realização é, ao mesmo tempo, um processo individualizado e uma construção social interativa.
A sequência está correta em:
a) V, V, V, V, F
b) V, V, V, V, V
c) F, V, V, V, V
d) V, V, F, V, F
e) F, V, F, V, V
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUB - DF - Coordenador de Aplicação de Provas
Ano de 2010
Em uma mesma sala, duas candidatas, Solange e Sônia, saíram juntas, acompanhadas por uma fiscal, para irem ao banheiro. Solange alegou ter de trocar com urgência o absorvente íntimo, enquanto Sônia alegou ânsia de vômito. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ainda que os argumentos sejam convincentes e verdadeiros, o procedimento da fiscal fere as instruções de aplicação da prova.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Algumas análises clássicas sobre a importância da liderança e da autoridade na gestão escolar têm destacado que
a) a autoridade carismática é aquela em que predomina o paternalismo do líder e o seu poder advém do arbítrio.
b) a liderança laissez-faire, que abre mão de qualquer controle sobre o grupo, pode ser vantajosa em algumas situações.
c) a autoridade formal-legal é típica do líder escolhido pelos liderados em função de seu programa.
d) a liderança democrática, que valoriza a participação nas decisões, é a melhor saída em qualquer situação administrativa.
e) o líder autocrático é visto como possuidor de poderes pessoais e virtudes incomuns à maioria dos liderados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
Na pedagogia libertadora, o processo de ensinoaprendizagem parte da realidade observada diretamente para a formulação de hipóteses para solucionar os problemas observados, sem qualquer distanciamento da realidade observada como forma de impedir-se a alienação teórica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista
Ano de 2009
A professora Magda Carvalho Aranda, da CEI Maria do Rosário Bastos, em Poços de Caldas, a 465 quilômetros de Belo Horizonte, propõe jogos corporais para as crianças de 5 anos. Em um deles, elas batem palmas, levam as mãos aos pés e também à cabeça. Após uma seqüência simples, a turma combina movimentos mais elaborados, como levantar a mão esquerda e se manter apenas sobre o pé direito, favorecendo o equilíbrio. A mesma atividade pode se tornar mais divertida se acompanhada de música com ritmos cada vez mais rápidos. Outra brincadeira que os pequenos curtem é a da maria-fumaça. "Conforme o ritmo de um chocalho acelera, o corpo entra no embalo, com movimentos de braços e pernas", explica Magda.
(Revista Nova Escola. Edição 217. Novembro de 2008)
A professora, com essa prática, tem como objetivo
a) promover treinos com a função de aprimorar os movimentos.
b) trabalhar ritmos e, com isso, ampliar o repertório musical das crianças.
c) aumentar e fazer evoluir as possibilidades de movimento do corpo.
d) aprimorar o movimento como forma de expressão.
e) proporcionar momentos de lazer e diversão.
A resposta correta é: