Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
As técnicas de grupo em saúde tiveram origem na educação sanitária de pacientes hospitalizados e difundiram-se por meio dos grupos de autoajuda e de ajuda mútua, que fogem do modelo pedagógico tradicionalista por não estarem centrados na figura do educador ou do terapeuta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
A proposta pedagógica deve ser elaborada para desenvolver no aluno a cidadania, a sua capacidade de ser como pessoa e a capacidade para o trabalho, o que implica considerar o contexto social e atender às exigências não só dos alunos, mas de toda a sociedade.
Entrevista de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Internet:
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
A organização do ensino deve ser embasada nas demandas da sociedade, levantadas por meio de pesquisa diagnóstica, e deve fornecer ao aluno os conteúdos necessários à sua inserção no mundo do trabalho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
O Ministério da Saúde (MS) tem criado inúmeros programas e elaborado grande quantidade de material didático, estimulando a participação social no SUS. O método pedagógico proposto pelo MS é o tradicional, que inclui a transmissão de conhecimento universitário, a distribuição de cartilhas e de material didático específico e o conhecimento da realidade local.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista
Ano de 2009
Em uma roda de conversa, a professora pediu que uma criança relatasse o motivo de suas faltas, o que resultou no seguinte diálogo:
Criança: Porque sim.
Professor: Porque sim não é resposta. (Ri.)
Criança: Eu tavo doente.
Professor: Você faltou então porque estava doente? E que
doença você teve? Você sabe?
(Criança faz que não com a cabeça.)
Professor: Não? Você não consegue falar pra gente como
era sua doença?
Criança: Deu umas... era vermelho... que coçava.
Professor: Você teve catapora, que dá umas bolinhas que, se
coçar, viram feridas, né?
Alguém já ouviu falar dessa doença?
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 3)
Nessa situação, cabe ao educador
I. Auxiliar na construção conjunta das falas das crianças para torná-las mais completas e complexas.
II. Ouvir atentamente o que a criança diz para ter certeza de que entendeu o que ela falou.
III. Funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças, sempre buscando trabalhar com a interlocução e a comunicação efetiva entre os participantes da conversa.
Está correto o contido em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.
As propostas de educação continuada da pedagogia tradicional originam-se na ideia de que, mesmo com a excelência da formação existente, os trabalhadores da saúde devem sempre se aperfeiçoar pela continuidade da transferência de conhecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
As experiências cotidianas de construção do conhecimento são consideradas no currículo elaborado em rede.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde - objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios -, julgue os itens a seguir.
Apenas a tomada de consciência dos problemas é suficiente para motivar os sujeitos, pois, na convivência, basta apontar o que fazer.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
A construção do currículo independe da proposta pedagógica da instituição.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
SEDUC - TO - Professor de Ensino Fundamental
Ano de 2009
A avaliação formativa diz respeito
a) ao somatório das aprendizagens realizadas pelos alunos.
b) ao processo de formação moral do aluno.
c) aos conhecimentos prévios do aluno.
d) aos percursos individuais de aprendizagem dos alunos.
e) à avaliação do final do bimestre ou semestre.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista
Ano de 2009
Conversa entre educadoras durante uma reunião pedagógica:
Sílvia: Precisamos colocar em pauta a questão do uso da
chupeta aqui na instituição.
Maria: Concordo com você. A Aninha nunca se interessou
por chupetas. Depois que a Marina entrou na turma, com
aquele chupetão na boca, ela começou a se sentir atraída.
E não é que ontem ela resolveu compartilhar com a Marina
o tal objeto? Nós sabemos que pode ser um foco importante
na transmissão de doenças e, se pudermos evitar, melhor.
Vilma: Precisamos considerar a importância da fase oral
para o desenvolvimento infantil. Sabemos que a boca desempenha
um papel fundamental, com momentos de satisfação
ao sugar o seio materno e conseguir o alimento.
Flávia: Sou a favor da chupeta. As crianças ficam bem mais
calmas. Além disso, aquelas boquinhas com chupeta ficam
bem mais fofas... Só tem pontos a favor, gente! Acho que a
discussão acabou por aqui.
Sílvia: Bem lembrado, Flávia. As boquinhas fofas têm mais
dificuldades em articular corretamente as palavras, caso
estejam fazendo uso da chupeta. Além disso, tem o problema
da deformação da dentição.
Em relação ao uso da chupeta, as educadoras que apresentam ideias adequadas quanto ao assunto abordado são
a) Sílvia e Flávia.
b) Sílvia, Flávia e Vilma.
c) Sílvia, Vilma e Maria.
d) Flávia, Maria e Vilma.
e) Sílvia, Flávia, Vilma e Maria.
A resposta correta é: