Questões de Educação
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde - objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios -, julgue os itens a seguir.
Para trabalhar com a abordagem por competências, o profissional deve evitar as armadilhas da pedagogia tradicional, resistindo à tentação de ministrar aulas e aportando o mínimo requerido, aceitando a desordem e a incompletude, desistindo da organização dos conhecimentos tanto na transmissão quanto na mente dos alunos, além de ter prática pessoal no uso dos conhecimentos e uma relação pragmática com o saber.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde - objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios -, julgue os itens a seguir.
Uma das ferramentas da educação em saúde para o enfrentamento da transição epidemiológica e do aumento das doenças crônico-degenerativas causadas pelo envelhecimento populacional é o cuidado desenvolvido em grupo com várias metodologias, desde que a perspectiva no atendimento às pessoas viabilize a troca de experiências no intuito de promover aprendizagem, respeitando a cultura e a história dos participantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo refere-se apenas aos aspectos prescritivos que orientam a transmissão de conhecimentos específicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Educadores especialistas em educação comunitária têm definido, ao estudarem o problema da autonomia na gestão da escola pública, que
a) propostas de autonomia fundamentadas puramente em motivos econômicos de eficiência podem obter grande apoio dos professores.
b) escola autônoma é aquela que segue um projeto político pedagógico bem elaborado e bem conhecido.
c) a autonomia escolar depende principalmente da existência de leis claras e coerentes cujo cumprimento seja constantemente fiscalizado.
d) a garantia de efetivação da autonomia escolar depende, acima de tudo, da vontade política dos dirigentes.
e) a busca de autonomia da escola é um processo de formação de sujeitos coletivos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista
Ano de 2009
As crianças da recreacionista Paula estavam brincando de "corre-cotia" na quadra. Matheus aproveitou que todos estavam envolvidos com o jogo e que Paula estava com os olhos vendados e foi brincar de correr pelo espaço. Estava tão agitado que tropeçou e caiu. Matheus teve escoriações nos dois joelhos.
Diante da situação, Paula deve
a) solicitar da direção da unidade uma auxiliar, uma vez que sua turma conta com uma criança hiperativa.
b) tirar do seu planejamento a quadra e outras áreas abertas que possam facilitar a ocorrência de acidentes.
c) afastar Matheus das atividades de recreação ao ar livre, a fim de evitar a ocorrência de acidentes.
d) conversar com o grupo sobre os acidentes que ocorrem, onde, quando e por que ocorreram e o que podem fazer juntos para evitar que aconteçam novamente.
e) manter constante vigilância sobre Matheus, impedindo os impulsos de ação que o conduzem a descobrir e a exercitar suas possibilidades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde - objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios -, julgue os itens a seguir.
Em qualquer sistema de saúde, a concepção do planejamento de ação tem de considerar as premissas do planejamento educativo; caso contrário, a prática subsequente será equivocada e, portanto, ilógica no que diz respeito às necessidades da população-alvo que se pretende alcançar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
FUNESA - ES - Analista Educacional
Ano de 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde - objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios -, julgue os itens a seguir.
Nas diferentes ações de educação em saúde experimentadas no país, mais importantes que os métodos e técnicas utilizados para motivar a participação popular ativa e interessada são os conteúdos que podem ensinar meios de prevenção de diferentes doenças e de promoção de melhor qualidade de vida.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo diz respeito especificamente à técnica e à estrutura do que deve ser ensinado, enquanto a proposta pedagógica compreende a dimensão social e política da ação educativa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista
Ano de 2009
A educação pré-escolar tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, integrando-se à família e à comunidade, para que juntas possam oferecer o que a criança necessita para o seu desenvolvimento e para a sua felicidade. Dessa forma, a instituição pré-escolar deve
a) manter os pais informados sobre a rotina da criança, bem como sobre a forma de trabalho e a proposta pedagógica ali desenvolvida.
b) chamar os pais para uma maior participação, permitindo intervenções nas regras organizacionais da escola infantil.
c) oferecer cursos de capacitação para as famílias, a fim de melhorar o nível de educação das crianças.
d) comunicar às famílias, por meio de agenda, as ocorrências que envolvam acidentes ou que ameacem a integridade física da criança.
e) intervir no relacionamento da criança com sua família, tendo como objetivo corrigir possíveis lacunas e melhorar sua interação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
Currículo, na perspectiva da educação crítica, possibilita a construção de conhecimentos na diversidade cultural.
A resposta correta é: