Questões de Educação

Assunto Geral

Banca VUNESP

CEETEPS - SP - Técnico Especializado - Recreacionista

Ano de 2009

É correto afirmar que a avaliação do desenvolvimento infantil

a) deve buscar entender o processo de cada criança, a significação que cada trabalho comporta, incorporando julgamentos e classificações.
b) é um processo indispensável para apontar aquilo que a criança não consegue ou não sabe realizar.
c) é um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor julgar o desempenho das crianças.
d) deve acontecer de forma espontânea, assistemática e contínua, tendo como objetivo principal a melhoria da ação educativa.
e) deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional

Ano de 2009

Muito se tem falado e escrito sobre a necessidade de novos padrões de gestão para as escolas públicas e para o Estado, mas alguns autores crítico-progressistas têm alertado para o fato de que

a) a única solução moderna para a administração burocrática estatal é a adoção da administração gerencial.
b) a substituição do termo "administração" por "gestão" no discurso das políticas educacionais encobre uma perspectiva neotaylorista.
c) o termo "novos padrões de gestão educacional" expressa uma política de aproximação do Estado em relação às suas responsabilidades.
d) na política educacional do Estado de São Paulo, nos anos 1995 - 1998, um novo padrão de gestão foi a autonomia pedagógica real concedida às escolas.
e) um dos melhores mecanismos que asseguram a efetividade do novo padrão de gestão educacional é o das parcerias para a oferta do ensino fundamental.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens

Ano de 2009

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.

É característico da abordagem sócio-histórica o ensino centrado na pessoa que aprende tendo o professor como facilitador da aprendizagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2009

Um grupo de professores observou a seguinte sequência de aprendizagem:

1° escrever = desenhar;
2° escrever = letras e números;
3° só letras (o número de letras e seu tamanho dependem das características do objeto que nomeiam);
4° tantas letras quantas sílabas tem o nome;
5° tantas letras quanto fonemas. Em seguida, os professores fizeram considerações sobre a sequência.

Qual a única consideração INCORRETA?

a) A sequência se refere ao sistema alfabético e revela as etapas pelas quais a criança passa para desenvolver a escrita.
b) Muitas vezes coexistem elementos de várias destas etapas, já que as crianças formulam hipóteses que pressupõem dinamismo.
c) Cada etapa se estrutura segundo uma sequência temporal fixa em que as aprendizagens de cada nível escolar se desenvolvem.
d) O processo de aprendizagem se organiza como uma espiral que vai sendo aberta progressivamente.
e) Uma sequência de aprendizagem não é um critério universal e nem pode se tornar um critério de classificação e de progressão.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2009

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

A seleção de conteúdos a serem trabalhados no ensino superior deve ter como ponto de partida o perfil do egresso estabelecido nos projetos pedagógicos de curso e não as características e conhecimentos prévios dos alunos ingressantes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens

Ano de 2009

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.

Na perspectiva de Vygotsky, aprender significa assimilar o objeto a esquemas mentais que promovam o desenvolvimento da inteligência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens

Ano de 2009

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.

Para Piaget, o ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

SEDUC - TO - Professor de Ensino Fundamental

Ano de 2009

"A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. De forma mais sintética, a questão central é: o quê? (...)
Nas teorias do currículo, entretanto, a pergunta "o quê?" nunca está separada de uma outra importante pergunta: "o que eles ou elas devem ser?""


SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, pp. 14-15.
Na perspectiva desta citação, a teoria curricular multiculturalista propõe que o educando venha a ser um sujeito que.

a) conviva com a homogeneização cultural própria do movimento de globalização social e econômica.
b) critique o contexto social e possa transformar as estruturas injustas e excludentes nele contidas.
c) reconheça a diversidade social e respeite as diferenças presentes no mundo plural contemporâneo.
d) desenvolva plenamente suas aptidões cognitivas e a capacidade de praticar valores universais.
e) assuma uma cidadania responsável por meio da apreensão de conhecimentos de múltiplas áreas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

MEC - UNIPAMPA - Técnico em Assuntos Educacionais

Ano de 2009

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.

A flexibilização das ações previstas em planos de ensino é uma característica que possibilita a manutenção da coerência durante toda a sua execução em uma perspectiva emancipadora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens

Ano de 2009

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.

A não-diretividade é característica do processo de ensinoaprendizagem humanista.

A resposta correta é:

Filtro