Questões de Educação
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Para os defensores de um Planejamento Libertador é correto afirmar, em relação ao Planejamento do Projeto Político- Pedagógico - PPP, que
a) planejamento é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados.
b) o desencadeador da construção do PPP pode ser um ato unilateral da Mantenedora e/ou da Direção do estabelecimento.
c) o projeto político-pedagógico, quando baseado numa autêntica ética, expressa um compromisso de todos os envolvidos com uma caminhada educativa.
d) o ideal é que a elaboração do PPP seja feita no primeiro mês letivo, após o conhecimento efetivo dos alunos.
e) quando bem elaborado, o PPP funciona como um manual pedagógico para o trabalho em sala de aula.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.
A abordagem cognitivista tem como características o ensino com base no ensaio e no erro, na pesquisa, na solução de problemas por parte do aluno e no aprender a aprender.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Conforme as disposições da Constituição Federal da República, 1988, e alterações posteriores,
a) os Municípios atuarão prioritariamente na educação infantil.
b) os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental, apenas.
c) a União e os Estados aplicarão, anualmente, nunca menos de vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
d) é vedado o financiamento da educação básica pública com a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.
e) a educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino regular.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - UNIPAMPA - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A mediação educativa e curricular requer procedimentos que favoreçam o respeito pelas diferenças, o desenvolvimento de capacidades para lidar com a diversidade e a contradição, deslocando o foco do ensino de saberes para a aprendizagem.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 9.394/96, em relação ao currículo do ensino médio, observar-se-á, dentre outras disposições, que
a) o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório somente nos estabelecimentos de ensino públicos.
b) serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
c) o ensino da arte é conteúdo de caráter obrigatório, não constituindo, porém, componente curricular obrigatório.
d) o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena e africana.
e) cabe a cada instituição de ensino o controle de frequência dos alunos e a definição da frequência mínima para aprovação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Em uma visão sócio-crítica de planejamento e de Projeto Político-Pedagógico - PPP ou Projeto Pedagógico-Curricular é comum a defesa de que
a) é desejável que um esboço prévio do Projeto seja formulado pelo Mantenedor ou pelo Diretor.
b) a proposta de formação continuada dos professores é componente próprio do PPP do sistema educacional, cabendo ao PPP da escola adequar-se àquele.
c) a pergunta mais importante que deve ser respondida, para a elaboração do PPP, é: "como tornar mais eficiente a nossa escola?"
d) o trabalho interdisciplinar não exige que a escola tenha unidade na concepção curricular e pedagógico-didática.
e) a formulação do PPP é prática que expressa o caráter formativo do ambiente de trabalho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Analista Técnico Educacional - Orientador Educaci
Ano de 2009
A Deliberação CEE n.º 59/2006, que trata das condições especiais das atividades escolares de aprendizagem e avaliação, para alunos cuja saúde não lhes permita o cumprimento das obrigações regimentais, determina que
a) aos estados que se relacionem com gravidez, parto e puerpério não se apliquem os termos desta Deliberação.
b) os discentes de cursos técnicos e profissionalizantes em geral não poderão utilizar-se das condições especiais de atividades escolares de aprendizagem e avaliação previstas nesta Deliberação.
c) a direção da instituição educacional deverá encaminhar aos órgãos superiores, para a devida análise, a documentação comprobatória de cada caso, até o 5.º dia após o respectivo deferimento.
d) as perturbações referentes à esfera mental de adolescentes e crianças não estão abrangidas pela presente Deliberação.
e) à direção da instituição educacional caberá o deferimento do requerimento das condições especiais, bem como a indicação dos procedimentos pedagógicos a serem adotados no caso.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
MEC - UNIPAMPA - Técnico em Assuntos Educacionais
Ano de 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
Os objetivos de cunho cognitivo devem ter prevalência sobre aqueles de caráter afetivo nos planos de ensino em função da característica específica de produção de conhecimento da educação superior na atualidade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Ens
Ano de 2009
Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue os próximos itens.
O construtivismo caracteriza-se por ser um processo de ensino centrado no professor, que resulta em aprendizagem significativa para o aluno.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
CEETEPS - SP - Especialista em Planejamento Educacional
Ano de 2009
Analise as disposições a seguir, referentes à organização dos currículos do ensino médio:
I. os conteúdos curriculares devem priorizar as informações, para cumprir as finalidades do ensino médio previstas pela lei.
II. a base nacional comum deverá compreender, no mínimo, 75% do tempo mínimo de 2 400 horas, estabelecido pela lei como carga horária para o ensino médio.
III. a preparação básica para o trabalho deverá estar presente tanto na base nacional comum como na parte diversificada.
IV. na observância do princípio pedagógico da Interdisciplinaridade, previsto na lei, as escolas partirão do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que deve ser sempre de complementação, de ampliação e não de questionamento ou negação.
Consta da Resolução CNE/CEB n.º 3/98, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, apenas o contido em
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
A resposta correta é: