Questões de Engenheiro Naval

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval

Ano de 2012

Considere as afirmativas abaixo, em relação ao número de Reynolds.
I - O número de Reynolds só é válido se o escoamento for laminar.
II - O número de Reynolds relaciona forças inerciais com forças de viscosidade.
III - Quando o valor do número de Reynolds é pequeno, as forças de viscosidade predominam.
IV - O número de Reynolds relaciona forças inerciais com a força gravitacional.

São corretas APENAS as afirmativas

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval

Ano de 2012

Em relação à amarração e ao fundeio de um navio, considere as afirmativas abaixo.
I - As âncoras têm como finalidade aguentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, tais como ventos, correntezas ou ondas.
II - O comprimento da amarra fora do escovém de um navio fundeado é determinado em função da potência da instalação propulsora, da área vélica e do deslocamento do navio.
III - A amarra de um navio fundeado deve ter a forma de uma catenária, a fim de proporcionar à amarração elasticidade suficiente para amortecer qualquer choque brusco sobre o aparelho de fundear e suspender.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval

Ano de 2012

Os incêndios envolvendo materiais líquidos e gasosos, que queimam em sua superfície e não deixam resíduos, são classificados como de classe(s)

a) A, somente
b) B, somente
c) C, somente
d) A e B
e) B e C

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval

Ano de 2012

Em relação às características das instalações propulsoras dos navios, considere as afirmativas a seguir.
I - O método para especificar a condição de operação dos diversos componentes da instalação propulsora deve ser analisado de modo a assegurar um alto grau de confiabilidade, requerido para a segurança do navio.
II - A potência utilizada para fins de projeto de uma instalação propulsora deve ser especificada de forma conservadora, uma vez que as condições reais de operação da propulsão serão razoavelmente diferentes daquelas verificadas no seu projeto.
III - O projeto de instalações propulsoras com o grau mais elevado de automação tem como um dos objetivos o aumento do número total de tripulantes, o que proporciona, consequentemente, uma operação mais segura do navio.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

TRANSPETRO - Engenheiro Júnior - Naval

Ano de 2012

O dimensionamento do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio deve considerar a quantidade de ar necessária à dissipação do calor desse espaço. Essa quantidade de ar depende essencialmente de dois parâmetros.
Tais parâmetros são:

a) quantidade de ar para a alimentação das caldeiras e quantidade de ar para a combustão dos motores principais
b) quantidade de ar para a alimentação das caldeiras e número de renovações de ar por hora
c) volume da praça de máquinas e quantidade de ar para a alimentação das caldeiras
d) volume da praça de máquinas e quantidade de ar para a combustão dos motores principais
e) volume da praça de máquinas e número de renovações de ar por hora

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval

Ano de 2012

As ondas do mar apresentam características como altura, comprimento e velocidade de propagação.
Em uma onda, o( a )

a) comprimento aumenta com a redução da profundidade.
b) altura diminui com a redução da profundidade.
c) celeridade não varia com a profundidade.
d) velocidade de propagação é dada pela razão entre o comprimento e o período da onda.
e) velocidade é menor, em grande profundidade, quando a onda é mais longa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval

Ano de 2012

Conforme o tipo e as dimensões dos membros que compõem uma estrutura offshore, diferentes formulações para o cálculo de esforços hidrodinâmicos sobre a estrutura são empregados. Com relação ao cálculo das forças hidrodinâmicas geradas pela ação de ondas sobre essas estruturas, considere as afirmações a seguir.
I - Segundo a hipótese de Froude-Krylov, o efeito da difração das ondas incidentes é desprezado no cálculo dos esforços produzidos.
II - A equação de Morison assume que a força é composta por parcelas de inércia e arraste adicionadas.
III - A equação de Morison deve ser aplicada às estruturas cilíndricas que possuem diâmetro maior que o comprimento de onda.
IV - A teoria da difração somente deve ser aplicada quando o tamanho da estrutura é pequeno em relação ao comprimento da onda.

Está correto APENAS o que se afirma em

a) I
b) II
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval

Ano de 2012

O número de Reynolds é um coeficiente que pode ser utilizado para se relacionar o comportamento entre modelos e protótipos de navios e plataformas. Esse procedimento

a) é aplicável apenas quando as forças de viscosidade são desprezíveis.
b) é aplicável apenas quando as forças inerciais são desprezíveis.
c) é aplicável apenas quando o modelo e o protótipo estão no mesmo fluido.
d) indica o predomínio das forças viscosas, quando o número de Reynolds é baixo.
e) estabelece a razão entre uma força inercial e a força gravitacional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval

Ano de 2012

William Froude distinguiu a resistência total ao avanço do casco de um navio como composta por uma parcela de resistência friccional e outra de resistência residual. Como hipótese para o cálculo da resistência total, Froude assumiu que a resistência

a) residual é função da resistência friccional.
b) residual pode ser desprezada, em altas velocidades.
c) friccional do casco pode ser obtida de placa de mesmo tamanho.
d) por formação de ondas pode ser desprezada.
e) friccional e a resistência residual não são afetadas por forças gravitacionais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PROMINP - Grupo G - Nível Superior - Naval

Ano de 2012

Em um propulsor, pode ocorrer o fenômeno de cavitação. Tal fenômeno

a) é um efeito de corrosão, que danifica as pás do propulsor.
b) ocorre quando a pressão estática é inferior à pressão de vapor em torno do propulsor.
c) tem sua ocorrência aumentada com o uso de tubulão em torno do hélice.
d) tem a possibilidade de ocorrência reduzida com a diminuição do número de pás no hélice.
e) depende exclusivamente da geometria e da velocidade de rotação do propulsor.

A resposta correta é:

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