Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

No momento da venda, ao apresentar um serviço bancário, o funcionário deve levar em conta o conceito de custo total para o cliente. Esse conceito envolve, além das condições financeiras do serviço que se pretende adquirir, outros fatores, tais como:

a) tempo e energia física e psicológica
b) prazo e condições de pagamento
c) vantagens esperadas
d) necessidades e desejos
e) imagem funcional e psicológica

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

Campanhas de propaganda são instrumentos eficientes para aumentar o share of mind de uma marca, aumentando a confiança dos consumidores nos serviços bancários contratados. Por intermédio de pesquisa, um banco pode medir o nível de share of mind de sua marca, solicitando aos clientes que

a) respondam a questões relacionadas aos fatores psicográficos.
b) marquem o índice de satisfação com os serviços e benefícios recebidos.
c) citem a primeira marca que lhes vêm à cabeça nesse segmento.
d) demonstrem as percepções mentais relacionadas com a marca.
e) indiquem o grau de concordância com afirmações a respeito dos serviços.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

Banco do Brasil - Escriturário

Ano de 2014

A gestão de marketing de um banco tem de lidar com variáveis incontroláveis, compreendidas como fatores que interferem na condução dos negócios e que não são determinados pela administração. Um exemplo de uma variável incontrolável é(são)

a) as campanhas institucionais
b) a página da empresa na internet
c) o composto de marketing
d) a localização das agências
e) a situação econômica do país

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Administração de Empresas

Ano de 2014

Representam três métodos de apreçamento dentro do Mix de Marketing,

a) Mark-up; orientação pela concorrência; orientação pelo valor percebido.
b) Branding; orientação por custos; leilão ascendente.
c) Retorno-alvo; bypass; orientação pelo valor percebido.
d) Localização; licitação; mark-up.
e) Leilão descendente; retorno-alvo; venda direta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Administração de Empresas

Ano de 2014

A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvo e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente PORQUE o marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca. É correto afirmar

a) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) As duas afirmações são falsas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Administração de Empresas

Ano de 2014

A chamada Matriz BCG, utilizada no planejamento e orçamento de marketing,

a) parte do pressuposto que os produtos seguem uma trajetória semelhante aos seres vivos: nascem, crescem, amadurecem e perecem.
b) relaciona duas variáveis, que são o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado de uma dada empresa.
c) carece de complementação, pois não permite analisar o fluxo de caixa gerado por diferentes produtos.
d) é formada a partir da análise da força do negócio e dos elementos de atratividade do mercado.
e) considera, apenas, a unidade de negócio, não podendo ser utilizada nos níveis de linha de produto, de produto individual, ou marca.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

METRÔ - SP - Administração de Empresas

Ano de 2014

Sobre os canais de distribuição física, é INCORRETO afirmar:

a) São conhecidos como canais de marketing.
b) Podem ser definidos como conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de produto ou serviço para uso ou consumo.
c) Podem ser compostos por comerciantes, representantes e facilitadores.
d) Representam uma estratégia de marketing de tipo push (pressão) que ocorre quando o fabricante utiliza a propaganda para induzir o comprador a solicitar o produto para os intermediários.
e) Formam um sistema de canais de marketing, quando agregados.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Engenharia de Produção

Ano de 2014

A respeito de avaliação de mercado e estratégias de marketing e de produção, assinale a opção correta.

a) A cultura, a subcultura e a classe social são fatores irrelevantes em uma avaliação de mercado.
b) Dos estágios do processo de desenvolvimento da produção, os estágios finais são os mais importantes.
c) Os construtos valor humano e significado do produto são inócuos como estratégia para a segmentação e o posicionamento de produtos.
d) O cliente é o foco das estratégias de marketing e da cadeia de produção.
e) O propósito da pesquisa por observação é a captação de relações de causa e efeito e a eliminação das explicações contraditórias das verificações observadas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Engenharia de Produção

Ano de 2014

Acerca do planejamento estratégico, assinale a opção correta.

a) As metas são estabelecidas para serem inalcançáveis, a fim de se extrair o máximo das pessoas envolvidas em sua realização.
b) As metas devem ser trabalhadas de modo departamental, e nunca de forma interdepartamental.
c) O gestor de planejamento deve priorizar, ao mesmo tempo, diversas metas, devido à imensa variabilidade de situações em uma organização.
d) As metas não se vinculam ao orçamento de organização, uma vez que são apenas projeções extremas sobre algo.
e) A maioria das metas das organizações deve originar-se das metas estratégicas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Engenharia de Produção

Ano de 2014

No que se refere às estratégias de marketing, assinale a opção correta.

a) A estratégia de marketing é constituída de segmentação, mercado-alvo e posicionamento.
b) Os pontos de diferença são qualidades negativas que os consumidores associam fortemente à marca.
c) A diferenciação com base no canal apresenta vantagem competitiva pelo uso do canal de treinamento e desenvolvimento dos empregados.
d) A diferenciação com base no produto apresenta vantagem competitiva pela maneira como se projetam a cobertura, a especialidade e o desempenho da distribuição.
e) Pontos de paridade são associações necessariamente exclusivas à marca.

A resposta correta é:

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