Questões de Música

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Nas metodologias de musicalização do século XX, figura como principal preocupação a:

a) teoria musical;
b) vivência musical;
c) prática do solfejo;
d) leitura das notas na pauta;
e) leitura dos símbolos rítmicos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Villa-Lobos acreditava que o processo inicial para a formação de uma consciência musical brasileira era:

a) a apreciação musical;
b) a expressão corporal;
c) o ensino do instrumento;
d) o ensino teórico-musical nas escolas;
e) o ensino de música através do canto coletivo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Um dos aspectos relevantes do método desenvolvido pela compositora e pedagoga Esther Scliar foi a abordagem de outros sistemas musicais, além do tonalismo. Com esta orientação, dedicou-se principalmente a duas disciplinas do currículo de música. São elas:

a) percepção e análise;
b) análise e harmonia;
c) harmonia e percepção;
d) harmonia e contraponto;
e) contraponto e percepção.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O modo mixolídio é bastante usual na música brasileira e se distingue do modo maior do sistema tonal pelo:

a) 7º grau;
b) 6º grau;
c) 5º grau;
d) 4º grau;
e) 3º grau.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Estruturas modais que misturam tetracordes de dois modos diferentes denominam-se escalas mistas. Na música brasileira pode ser encontrada a escala mista que, partindo do modo maior (tonal), tem o quarto grau elevado meio tom e o sétimo grau abaixado meio tom. Resulta da utilização do primeiro tetracorde de um modo e do segundo tetracorde de outro modo. São eles, respectivamente:

a) lídio e dórico;
b) dórico e lídio;
c) lídio e mixolídio;
d) mixolídio e dórico;
e) dórico e mixolídio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

A estrutura dórica completa se constitui numa escala diatônica pois seus graus procedem por tons e semitons. Na escala dórica, os semitons se localizam entre os seguintes graus:

a) I-II e V-VI;
b) II-III e V-VI;
c) II-III e VI-VII;
d) III-IV e VI- VII;
e) III-IV e VII-VIII.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Na melodia correspondente ao verso "A grandeza DA PÁtria nos traz" do Hino à Bandeira Nacional, o intervalo formado pelas notas correspondentes às sílabas sublinhadas é de:

a) 4ª justa;
b) 5ª justa;
c) 6ª maior;
d) 7ª maior;
e) 8ª justa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

"...dirigir o ouvido dos ouvintes para a nova paisagem sonora da vida contemporânea e familiarizá-los com um vocabulário de sons que se pode esperar ouvir, tanto dentro como fora das salas de concerto". Este é um propósito expresso por:

a) John Paynter;
b) Murray Schafer;
c) Edgard Willems;
d) Jaques - Dalcroze;
e) H. J. Koellreutter.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

A figura de duração usada por Sá Pereira como ponto de partida para a vivência do ritmo é a:

a) mínima;
b) colcheia;
c) semínima;
d) semibreve;
e) semicolcheia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

A utilização de uma escada com degraus de dois tamanhos é um dos recursos do método Sá Pereira e visa estimular sensações locomotoras, visuais e auditivas na vivência dos:

a) ritmos;
b) intervalos;
c) compassos:
d) andamentos;
e) cromatismos.

A resposta correta é:

Filtro