Questões de Seguros

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Considerando a regulamentação dada pela legislação pertinente, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Nas hipóteses de DPVAT, no caso de ocorrência do sinistro do qual participem dois ou mais veículos, a indenização será paga pela Sociedade Seguradora do respectivo veículo em que cada pessoa vitimada era transportada.
( ) Nas hipóteses de DPVAT, o pagamento da indenização não será efetuado mediante simples prova do acidente e do dano decorrente, sendo necessária a demonstração da existência de culpa.
( ) Nas hipóteses de DPVAT, o Instituto Médico Legal da jurisdição do acidente ou da residência da vítima deverá fornecer, no prazo de até noventa dias, laudo à vítima com a verificação da existência e quantificação das lesões permanentes, totais ou parciais.
( ) Nas hipóteses de DPVAT, não se concluindo na certidão de óbito o nexo de causa e efeito entre a morte e o acidente, será acrescentada a certidão de auto de necrópsia, fornecida diretamente pelo Instituto Médico Legal, mediante requisição ou autorização da autoridade policial ou da jurisdição do acidente.

A sequência está correta em

a) F, V, V, V
b) V, V, F, F
c) V, F, V, V
d) F, V, F, V
e) V, F, V, F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Analise as afirmativas.

I. Nos seguros de pessoas, o capital segurado tem por base uma tabela estipulada pela SUSEP, atualizada segundo índices oficiais, que pode contratar mais de um seguro sobre o mesmo interesse, com o mesmo ou diversos seguradores.
II. No seguro sobre a vida de outros, o proponente é obrigado a declarar, sob pena de falsidade, o seu interesse pela preservação da vida do segurado.
III. No seguro de vida ou de acidentes pessoais, para o caso de morte, o capital estipulado está sujeito às dívidas do segurado, havendo remanescente será considerado herança para todos os efeitos de direito.
IV. No seguro de pessoa, na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

De acordo com a Resolução CNSP n.º 168/2007, certas informações devem, obrigatoriamente, constar dos contratos de resseguro. Das alternativas abaixo, qual descreve informações que não estão dentre as obrigatórias:

a) data da proposta.
b) local que será usado como referência para a definição de hora de início e término do contrato.
c) legislação e jurisdição a que se submeterão eventuais disputas, podendo ser: a jurisdição brasileira ou a da sede da resseguradora ou da cedente, quando uma delas situar-se fora do território nacional.
d) data do aceite.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A recondução tácita do contrato pelo mesmo prazo, mediante expressa cláusula contratual, não poderá operar mais de uma vez.
b) Os agentes autorizados do segurador presumem-se seus representantes para todos os atos relativos aos contratos que agenciarem.
c) O segurador é obrigado a pagar em dinheiro o prejuízo resultante do risco assumido, não se admitindo a convenção de a reposição da coisa.
d) A vigência da garantia, no seguro de coisas transportadas, começa no momento em que são recebidas pelo transportador, e cessa com a sua entrega ao destinatário.
e) Em caso de seguro de dano, o risco do seguro compreenderá todos os prejuízos resultantes ou consequentes, como sejam os estragos ocasionados para evitar o sinistro, minorar o dano ou salvar a coisa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

De acordo com a Resolução CNSP n.º 168/2007 a formalização contratual das operações de resseguro deverá se dar:

a) em até 5 dias antes da vigência da cobertura.
b) em até 30 dias úteis antes da vigência da cobertura.
c) em até 20 dias do inicio da vigência da cobertura.
d) em até 270 dias do inicio da vigência da cobertura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

BANESTES - Assistente Securitário

Ano de 2013

Considerando a regulamentação dada pela legislação pertinente em relação às hipóteses de DPVAT, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A indenização por pessoa vitimada por veículo não identificado, com seguradora não identificada, seguro não realizado ou vencido, será paga nos mesmos valores, condições e prazos dos demais casos por um consórcio constituído, obrigatoriamente, por todas as sociedades seguradoras que operem no seguro objeto desta Lei.
( ) Comprovado o pagamento, a Sociedade Seguradora que houver pago a indenização poderá, mediante ação própria, haver do responsável a importância efetivamente indenizada.
( ) Nos seguros facultativos de responsabilidade civil dos proprietários de veículos automotores de via terrestre, as indenizações por danos materiais causados a terceiros serão pagas independentemente da responsabilidade que for apurada em ação judicial contra o causador do dano, cabendo à Seguradora o direito de regresso contra o responsável.
( ) Observar-se-á o procedimento sumaríssimo do Código de Processo Civil nas causas relativas aos danos pessoais mencionados na presente Lei.

A sequência está correta em

a) V, V, V, V
b) V, V, V, F
c) V, F, V, V
d) F, F, F, V
e) V, F, V, F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a disposições da Resolução CNSP 168/2007, que trata da atividade de resseguro e retrocessão:

a) a sociedade seguradora ou o ressegurador local não poderá transferir, para empresas ligadas ou pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro sediadas no exterior, mais de 20% do prêmio correspondente a cada cobertura contratada.
b) a sociedade seguradora contratará com resseguradores locais pelo menos 40% de cada cessão de resseguro em contratos automáticos ou facultativos.
c) as sociedades seguradoras e os resseguradores locais não poderão ceder, respectivamente, em resseguro e retrocessão, mais de 50% dos riscos assumidos.
d) as operações de resseguro relativas a seguro de vida por sobrevivência e previdência complementar são exclusivas de resseguradores locais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

A Resolução CNSP N.º 168/2007 define contrato de resseguro como sendo:

a) operação de transferência de riscos de resseguro de resseguradores para resseguradores ou para sociedades seguradoras locais, por meio de contratos automáticos ou facultativos.
b) operação de transferência de riscos de uma seguradora para uma outra seguradora, ou para uma resseguradora com vistas a sua própria proteção.
c) operação de transferência de riscos de uma cedente, com vistas a sua própria proteção, para um ou mais resseguradores, por meio de contratos automáticos ou facultativos.
d) operação de transferência de riscos de uma seguradora para resseguradores, com vistas a sua própria proteção ou para liberação de capital, por meio de contratos automáticos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Aponte a opção que descreve o que é um contrato de resseguro facultativo.

a) Operação de resseguro, por meio da qual a cedente acorda com o ressegurador ou resseguradores a cessão de uma carteira de riscos previamente definidos entre as partes, compreendendo mais de uma apólice subscrita ao longo de um período predeterminado em contrato.
b) Operação de resseguro, por meio da qual o ressegurador ou resseguradores dão cobertura a riscos referentes a uma única apólice ou plano de benefícios ou grupo de apólices ou planos de benefícios já definidos quando da contratação entre as partes.
c) Operação de resseguro, por meio da qual o ressegurador ou resseguradores dão cobertura a riscos referentes a um grupo de apólices, não sendo relevante se eles foram subscritos ao longo de um período predeterminado em contrato ou já definidos quando da contratação entre as partes.
d) Operação de resseguro, também conhecida como "resseguro por tratado", envolvendo uma carteira de negócios a ser contratados no futuro e em que o ressegurador se obriga a aceitar os riscos, caracterizando um espécie de sociedade entre a cedente e o ressegurador.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CFC

CFC - CNAI - Superintendência de Seguros Privados

Ano de 2013

Assinale a opção CORRETA.

a) No resseguro proporcional, a companhia cedente compartilha com o ressegurador os sinistros ocorridos no período de vigência das apólices (as quais são identificadas no contrato de resseguro pelo seu número e data de emissão). O prêmio de resseguro não guarda qualquer relação com os prêmios cobrados pela companhia cedente, sendo livremente pactuado pela cedente com o ressegurador ou corretor de resseguro.
b) No resseguro não proporcional, a companhia cedente e o ressegurador estipulam a forma como compartilharão os sinistros, sem nenhuma relação com o compartilhamento dos prêmios originais.
c) O resseguro não proporcional é facultativo, mas o resseguro proporcional é obrigatório para todas as apólices com importância segurada superior a R$ 10.000.000,00 (valor vigente para os exercícios de 2011 e 2012. ou que represente 1% ou mais do seu patrimônio liquido ajustado, entre eles o menor.
d) Todas as opções estão corretas.

A resposta correta é:

Filtro